Palmarés

O clube tem evoluído de forma positiva desde sua fundação, onde se pode constatar a presença das equipas de todos os escalões de formação nas competições nacionais, fruto das constantes vitórias nas competições regionais. A secção de basquetebol da ADCEPDC fez história e consagrou o clube e a cidade a nível nacional com a conquista de 4 títulos nacionais, pelos cadetes (sub-16) masculinos e femininos e pelos juniores B (sub-18) masculinos e juniores femininos, nas épocas:

  • 2006/2007, em Cadetes (Sub-16) Masculinos e Femininos;
  • 2007/2008, em Juniores B (Sub-18) Masculinos;
  • 2008/2009, em Juniores Femininos;

Cada uma destas vitórias permitiu-nos a participação, no ano seguinte, nas competições mais importantes a nível nacional, Campeonato Nacional Zona Norte em Sub-16 e Sub-18, onde estão presentes alguns dos clubes mais importantes do basquetebol português, como o Futebol Clube do Porto, Vasco da Gama, Ovarense, Oliveirense, Leça e muitos outros que dão um maior grau de competitividade a esta modalidade.

Mas o nosso extenso currículo não fica só por aqui, temos de recordar a geração de atletas (1978-1982) que trouxe uma outra dimensão ao basquetebol vila-realense, que atraiu muitos atletas para a prática do basquetebol em Vila Real e impulsionou a modalidade. Falamos de uma geração cujo grande feito se traduziu na conquista, sem apresentação de candidatura, de um lugar na Proliga, que é a segunda divisão a nível nacional no escalão sénior, isto é, com trabalho, dedicação, empenho e sobretudo muito amor à camisola da Diogo Cão. Esta equipa foi capaz de ultrapassar o Campeonato Nacional Basquetebol 2 (CNB2), Campeonato Nacional Basquetebol 1 (CNB1) e apresentar-se de forma digna e competitiva na Proliga, com atletas exclusivamente formados no clube, o que afirma a Diogo Cão como uma grande escola de formação, formando atletas de grande qualidade sem descorar dos valores essenciais à formação pessoal e cívica.

Será de extrema importância referir que estas gerações tiveram um currículo invejável nos escalões de formação (minis, iniciados, cadetes e juniores), com vitórias consecutivas nos regionais e presença em três finais nacionais, e cinco Final-Four’s, algo que Vila Real não conheceu com qualquer outro clube. Há que louvar estes atletas, que trouxeram enchentes ao nosso Pavilhão, saltando logo á nossa lembrança, a enchente no Grande Jogo ADCE Diogo Cão vs. SL Benfica, para a Taça de Portugal em 2001, que mobilizou toda a cidade de Vila Real.

Não podemos deixar de referir, que este sucesso no masculino, foi acompanhado por um grande sucesso no feminino, que foi a única em Vila Real capaz de mover a modalidade e mobilizar atletas para a pática do Basquetebol. Foram sucessos atrás de sucessos, presenças em Final-Four’s, presenças constantes nos Campeonatos Nacionais Femininos, trazendo enchentes ao pavilhão.